segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Resenha: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis




Era uma vez… o terror!
Sim! Eu li o livro que trás uma séria de contos de fada em forma de contos de horror, ou seria contos de horror em forma de contos de fada?
O livro Branca dos Mortos e os sete Zumbis, escrito por Fábio Yabu, é uma compilação de contos de fada em sua forma mais macabra. Estão todos lá: Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel, João e Maria… todos de botar medo, ou nojo!
Confesso que terror não é um gênero literário que me chama atenção. Eu detesto filmes de terror, então não era livro que eu ia ler. Porém quando descobri que o autor era brasileiro comprei na hora! Tudo para manter minha promessa de ler mais livros de escritores nacionais.
Os contos são excelentes. Nunca li nenhum outro livro desse gênero, então não tenho com o que comparar, mas eu diria que dá para ficar, no mínimo impressionado (porque em algumas partes eu fiquei). É ridículo eu sei, mas confesso que depois que terminei de ler o conto da Rapunzel fiquei me perguntando se aquilo era verdade. E desconfio que a troca de narração da 3º para a 1º pessoa foi um fator chave para a ênfase da história.
O que mais gostei foi da nova roupagem que o autor deu a algumas histórias. O conto da Branca dos Mortos eu gostei bastante, porém o do Pinóquio ganhou meu coração. No conto do Pinóquio o escritor conseguiu contextualizar perfeitamente a história do boneco de madeira e seu honesto pai. E ele fez isso com outras histórias e ficou bárbaro (vide O Fim de Quase Todas as Coisas e O Cemitério).
Ah, e eu sei que o livro é macabro, mas a história do patinho feio é muito fofa!

4 comentários:

  1. Eu nunca tinha ouvido falar desses livros... quem sabe eu não dou uma chance a eles! rsrs
    Parabéns pela resenha! Vc escreve muito bem!
    Estou seguindo!
    Beijos!
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Muito obrigada! Sim leia, tu vais gostar! Vou visitar seu blog! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olha, fiquei muito interessada no livro por causa de sua resenha.
    Acho que vou gostar, principalmente, pq terror é um gênero que me agrada bastante!

    Beijos, seguindo :*

    http://leitoresviventes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria! Que bom que o livro ganhou mais um leitor por causa da minha resenha =D Leia que tu não vais se arrepender!

      Beijos! E vou conferir seu blog!!

      Excluir