quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Entrevista: Laura Conrado

Oi, pessoas! Como estão? Estou muito! E vou melhor ainda depois deste post!

Na semana retrasada na coluna Livro da Semana trouxe o livro Freud: Me Tira Dessa! Como eu havia falado naquele post eu li apenas o primeiro capítulo, mas gostei tanto, mas tanto que entrei em contato com a Laura e ela topou na hora em dar uma entrevista para nós!

Gente, por isso que gosto de autores brasileiros, as chances de conseguir contato via facebook, twitter, email, etc, é enorme! Contato com respostas é claro, hehe!

Bom para quem não conhece o trabalho da Laura ela têm 4 livros publicados e se dedica integralmente a escrita (que sonho, né! Laura quando eu crescer quero ser que nem você, hehehe!). Mas não vou falar mais, vou deixar ela falar!

Laura Conrado
Camila Dorneles - Como tudo isso começou? Sempre quis escrever?
Laura Conrado - Desde pequena sonhava em ser escritora! Achava incrível a forma que me identificava com personagens e como reconhecia sentimentos meus nas histórias. Como tornar-se escritor não é um caminho fácil, com uma faculdade, optei pelo jornalismo, querendo trabalhar com a escrita. Com o tempo, percebi que não queria narrar os fatos, mas criar histórias. Queria ser autora. 

CD - Conte-nos sobre o início da sua carreira. Tu tiveste que batalhar muito para ter seu primeiro livro publicado? Qual foi?
LC - Publiquei meu primeiro livro aos 21 ano, destinado ao público infantil; como dava aulas para crianças, foi natural criar algo para eles. Depois lancei o segundo também infantil. Mais tarde quis escrever histórias que tivessem mais a ver com o que eu passava. Aí saiu o Freud, Me Tira Dessa, meu primeiro romance chick-lit. Foi muito difícil emplacá-lo numa editora. Mantive a esperança e as tentativas até publicá-lo em abril de 2012. FMTD foi o livro que me permitiu viver meu sonho de ser escritora.

CD - Vi em seu site que fazes muitos eventos, de Bienal a entrevistas. E também que
Primeiro Livro Publica por Laura
tu se dedica integralmente a escrita. Fale um pouco sobre essa fase. Se sente realizada? Como é sua rotina?
LC - Sinto-me muito realizada! Acordo com mil ideias e é perfeito ter um trabalho que me permita criar. Mas nem só de inspiração vive um escritor! Um livro requer planejamento, dedicação, disciplina, revisões, melhorias no texto e muita atenção. Depois de estruturar o livro, os conflitos e as personagens, eu me dedico à redação, me leva cerca de três meses. Tento conciliar com os eventos e contato com os leitores que, graças a Deus, cada dia me tomam mais tempo!

CD - Quais são os tipos de livro que tu escreves? Quem são os seus leitores, ou público alvo?
LC - Meu público é majoritariamente feminino, entre 20 e 30 anos. Tenho leitores homens também, geralmente interessados em assuntos comportamentais. Comecei uma série teen que me aproximou muito de garotas de 13 a 16 anos. Sigo, então, trabalhando com esses dois públicos, que me recompensam imensamente!

CD - Como é o seu relacionamento com os leitores?
LC - Falo muito com meus leitores! Somos muito próximos e não essa “frescura” de me manter distante.
Seja pelas mídias sociais e por e-mails, quando o assunto é particular. De algumas já fiquei tão próxima, que troco ideias sobre livros e sobre a vida pelo WhatsApp. Quando estou para baixo, releio as mensagens e logo recobro as forças! Tudo que escrevo é pensando neles! 

CD - Quais são suas inspirações para escrever?
LC - A vida real é muito rica, uma verdadeira matéria-prima. As pessoas, de forma geral, me inspiram. Adoro ler biografias, ver entrevistas, conversar, ouvir histórias... Uso a prerrogativa de ser escritora para escutar um pouco do que os outros falam quando estou na rua. Quase sempre sai uma cena nova.

CD - Conte-nos sobre o que tens lido ultimamente. Livros e autores preferidos!
LC - Nas últimas semanas, gostei muito de dois livros que li: A Filha do Carrasco e O Analista, ambos de suspense. Não me apego ao gênero para escolher livros; se a história é boa, embarco! Esses dias, reli A Vida Íntima de Laura, da fabulosa Clarice Lispector, uma das minhas divas literárias. Gosto muito de Fiódor Dostoiévski, Lygia Fagundes Telles, Fernando Sabino, Nelson Rodrigues... A lista é grande!

 
CD - Queremos novidades sobre seu próximo projeto, Freud, me segura nessa!. O que tu podes falar sobre ele no momento?
LC - Estou animadíssima com a continuação de FMTD! A Catarina, personagem principal, é muito querida por mim e por centenas de leitores, o que me motivou a escrever a sequencia. Cat agora estará nos Estados Unidos, longe casa, conhecendo formas de viver diferente da sua. Se no primeiro ela viva paixões platônicas, neste novo livro ela correrá riscos reais, se tornará mais adulta. Tudo, claro, com bom humor. Freud, Me Segura Nessa! deve sair em abril.

CD - Deixe seu contato email, blog, redes sociais...
LC - Meu site é www.lauraconrado.com.br. Meu Facebook é laura.conrado. Meu twitter é @laura_conrado e meu Instagram é LauraConrado.
Vou adorar receber os recados de vocês! Muito obrigada pela oportunidade de falar com vocês! Espero que tenham curtido!
Beijokas mil!
 
Laura, quero agradecer imensamente a sua atenção e desejo muito sucesso na sua carreira! Que tu tenhas muito mais livros, leitores e muito inspiração!

3 comentários:

  1. Não li nada da autora, mas me apaixonei por ela por causa da entrevista! É muito bom conhecer autores que tem esse vínculo tão lindo para conosco. Parabéns pela entrevista! Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhh a Laura é uma querida! Já li "Freud, me tira dessa!" e estou com "Só gosto de cara errado" aqui em minha estante, me esperando :) Parabéns pela entrevista!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, meninas! É Laura é querida demais, mesmo!

    ResponderExcluir