quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Entrevista: Samanta Holtz

Pessoal, quando pensei em fazer entrevistas com autores brasileiros não achei que fosse dar tão certo! Na verdade eu achava que não ia dar certo e que não teria entrevistas todas as semanas. Eu sei, eu sei, sou pessimista, hehe! Mas, até o momento, os autores que tenho entrado em contato me respondem com tanto carinho e sempre aceitam participar do quadro.

Com a Samanta não foi diferente! Ela é muito querida e topou na hora fazer a entrevista! Samanta adorei entrar em contato contigo e tenho certeza que tu terás muito sucesso!



Camila Dorneles - Samanta gostaria de agradecer imensamente por tu teres aceitado meu convite de falar um pouquinho sobre sua carreira literária aqui no blog! Bem, tu escreves desde muito jovem, como está sendo esse crescimento de seu trabalho? Sempre quis ser uma escritora profissional ou achava que isso ficaria apenas no hobby?

Samanta Holtz - Olá, Camila! Eu que agradeço pelo convite à entrevista, será uma alegria falar sobre meu trabalho aqui em seu blog :) Sim, escrevo desde pequena. Comecei aos 7 anos de idade, com as histórias em quadrinho que eu criava! Meu sonho, na época, era trabalhar como redatora do Maurício de Sousa – já nessa idade, apaixonada por criar! Então, o tempo foi passando e comecei a me aventurar em outros textos, como poesias e romances. Meu primeiro romance foi concluído na adolescência e, embora eu sonhasse em, um dia, publicar livros, achava que era um sonho difícil demais. Mesmo assim, jamais desisti, mantendo sempre em mente o seguinte: haja o que houver, se eu publicar, se eu não publicar, eu nunca vou parar de escrever porque é o que eu amo fazer. Então, eu estudava, trabalhava... e jamais deixava a escrita de lado. Ainda bem, porque, enfim, consegui a publicação do meu terceiro livro escrito – que foi o primeiro a ser publicado, em 2012: “O Pássaro”!



CD - E como foi para tu publicares seu primeiro? Qual foi a sensação de ter ele em mãos?

SH - Camila, foi indescritível! Até hoje não sei dizer o que se passou em minha cabeça e em meu coração. Quando vi meu livro pronto e o peguei nas mãos pela primeira vez, acredito que tenha passado um filme em minha cabeça. As horas e horas no computador, escrevendo à noite ou de madrugada... os vários “nãos” anteriormente recebidos de outras editoras... o quanto eu havia sonhado com aquele momento, e como ele chegou a parecer tão impossível! Realmente, não é possível expressar em palavras o que isso significou para mim.



CD - Estava vendo em seu blog que o primeiro romance que tu começaste a escrever não foi publicado. Tu chegaste a termina-lo? Se não, como foi abrir mão de termina-lo de escrever para começar outra história? Ou foi algo natural?

SH - “O Pássaro”, embora seja meu primeiro livro publicado, foi o terceiro que escrevi. Meu primeiro romance escrito foi “Renascer de um Outono”, que está concluído, sim – porém, como eu era bem nova quando o escrevi, preciso revisá-lo bem. Também escrevi outro livro menor, chamado “Corpo & Alma”, também concluído e que também precisa de revisão! Ainda não os publiquei porque, desde que lancei “O Pássaro”, tenho trabalhado nos meus livros mais atuais. Tenho, sim, intenção de revisá-los e lançar, em breve, mas preciso antes terminar os projetos atuais. Cada autor tem um jeito de trabalhar e, no meu caso, não gosto de trabalhar em várias histórias ao mesmo tempo ou interromper uma para começar outra. Gosto de interromper o trabalho atual, primeiro!




CD - Qual o gênero que tu escreves? Quem são os seus leitores, ou público alvo?

SH - Escrevo “romances românticos” – classifico assim porque, por definição, diversos tipos de história podem ser considerados romances, que são basicamente uma história com começo, meio e fim. Gosto de escrever romances com uma pegada mais apaixonada, com surpresas, e sem elementos fantásticos (nada contra, mas não é meu gênero! Rs). Meu público, pelo que tenho percebido, concentra-se mais em mulheres da classe “jovens adultos”!

  

CD - Como está sua vida após os livros serem publicados? Muitos leitores, seguidores, como é o contato com o público?

SH - É uma grande mudança! Claro que minha carreira ainda tem muito a evoluir, mas, desde o começo, já percebi uma grande procura por parte do público. Eu nem tinha Twitter e Facebook antes de publicar meu primeiro livro... criei as contas nas redes sociais especialmente por causa do meu trabalho e, hoje, tenho mais de 4.000 amigos e 600 seguidores no Facebook, sendo que a grande maioria eu não conheço pessoalmente, são leitores e admiradores do meu trabalho. Recebo com frequência tweets, e-mails, mensagens, menções em comentários e isso me deixa imensamente feliz! Também tenho recebido inúmeros e-mails e mensagens de aspirantes a escritores pedindo dicas e querendo tirar dúvidas, e é um orgulho perceber que eles me veem como referência para ajudá-los. É trabalhoso, mas procuro responder a todos com todo o carinho e atenção que merecem, pois é o público quem torna meu sonho realidade todos os dias!





CD - Quero ser Beth Levitt esta em sua 2º edição. Fale um pouco sobre. E notícias sobre próximos trabalhos a ser lançados? Claro, fale sobre aquilo que tu puderes falar!

SH - Sim, estou imensamente feliz porque, pouco mais de 3 meses após o lançamento, “Quero ser Beth Levitt” esgotou e foi preciso imprimir mais! Achei fantástica a aceitação do público e procura pelo livro e agradeço a Deus todos os dias por isso, pois foi Ele quem me proporcionou esse dom e me manteve forte para continuar buscando mesmo quando parecia impossível. O próximo trabalho está em estudo junto à editora, mas pode ser ou um dos meus primeiros romances (aqueles que estão prontos, precisando de revisão) ou o livro em que estou trabalhando no momento – mas que ainda é segredo! (risos)



CD - O que tu tens lido ultimamente? Conte-nos sobre seus autores prediletos.

No momento, estou relendo “Quero ser Beth Levitt”! (risos) Sempre gosto muito de ler romances, biografias... estou lendo também “A hora da verdade”, um livro sobre administração que é muito interessante, e “O Livro da Filosofia”. O último romance que li que me encantou imensamente, tornando-se um dos favoritos, foi “Dias Melhores pra Sempre”, do Mauricio Gomyde. É o terceiro livro dele que leio e todos conseguem me prender e encantar de forma singular! Um autor nacional mais que recomendado aos apaixonados por romances. Também gosto muito de Sophie Kinsella, Paulo Coelho, Dan Brown, Carina Rissi... são muitos os favoritos!



SH - E suas inspirações? De onde elas vêm?

Essa é sempre a pergunta mais difícil! (risos) Não existe uma resposta exata. Tenho inspirações em diferentes momentos do dia, em diferentes situações. Um momento bastante propício é a hora do banho – não sei se é porque estamos relaxados, ou se é porque fico distraída e minha mente “voa”... mas é quando muitas ideias vêm, ou quando vejo solução para encruzilhadas dos meus livros que eu ainda não havia conseguido resolver! Depois, saio correndo para anotar (risos)... É sempre bom estar em um momento de sossego, relaxamento, tranquilidade, isso favorece as ideias. Acho que não significa que venham em maior quantidade, mas que fique mais fácil de as “ouvirmos” e reconhecermos.



CD - Fale sobre o Projeto Turnê Literária. Como funciona? Quem são os outros escritores participantes, etc.

SH - O grupo Turnê Literária foi idealizado pela grande autora (e grande amiga!) Adriana Brazil. O intuito é basicamente: viajar o país divulgando a literatura nacional e o nosso trabalho através de participação em eventos literários, planejamento de eventos próprios do grupo, visitas a escolas e a outros locais em que fôssemos convidados etc. E, em grupo, somos mais fortes do que sozinhos! O grupo hoje conta com a Adriana Brazil (autora da série “Foi Assim que te amei”), Vanessa de Cássia (autora de “Batom Vermelho”, entre outros títulos), Maurício Gomyde (autor de “Dias Melhores pra Sempre”, entre outros títulos), Ricardo Valverde (autor de “Quem sou eu, afinal” e da série “2012”, entre outros títulos) e eu! É um grupo maravilhoso, a convivência e a amizade são deliciosas e tem sido emocionante ver todos do grupo com a carreira em tamanha ascensão, desce que iniciamos.



CD - Deixe seu contato email, blog, redes sociais...

SH - Quem quiser me encontrar, estou em diversos meios e redes sociais:


Facebook - “O Pássaro”: https://www.facebook.com/opassarosamantaholtz

Facebook – “Quero ser Beth Levitt”: https://www.facebook.com/QueroSerBethLevitt






Beijos carinhosos a todos!



Que linda, né! Samanta mais uma vez muito obrigada pela tua disposição e pela troca de experiência, pois foi muito valioso para mim!!

Beijos e até mais!

6 comentários:

  1. To gostando bastante das entrevistas!!!! Dá vontade de começar a ler mais autores nacionais! bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fran! To tão feliz de te ver aqui comentando! Vou te emprestar mais livros de autores nacionais pra tu ler! Pode deixar comigo! Beijos!

      Excluir
  2. Olha vou dizer uma coisa, a Samanta é uma mulher muito carismática e muito querida para todos os leitores. Eu ainda não li os livros dela, mas pretendo ler nesse ano de 2014, até porque prometi para ela que iria ler pelo menos um. É que ando meia enrolada com os outros livros que tenho pendente. Mas eu pretendo ler logo O Quero ser Beth Levitt, pois todos falam muito bem dele.
    Quanto a entrevista tenho que dizer que gostei das perguntas elaboradas e também as respostas que ela teve. Achei bem legal. Tive o prazer de conhecer um pouco o outro lado da Escritora. Eles sempre tem muita coisa para nos contar e nem sempre conhecemos.
    PARABENS =] Adorei sua entrevista !!
    bjos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana! Que bom que tu gostaste da entrevista, eu também amei faze-la! Muito obrigada!

      Excluir
  3. Querida Camila

    Muito obrigada por postar a entrevista de forma tão atenciosa e caprichosa!!! Adorei as perguntas que você elaborou e foi uma delícia participar ^^

    Fico muito feliz com seu incentivo aos autores nacionais e desejo que você tenha muito sucesso com suas histórias ;)

    Beijos carinhosos,
    Sam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samanta! Muito obrigada por tudo! Também gostei muito de te entrevistar! Beijos e te desejo muita inspiração!

      Excluir